Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

Dismac

A Dismac Industrial S.A. foi fundada pelo austríaco Joseph Martin Feder no dia 25 de janeiro de 1973, em Manaus-AM, o objetivo principal era conquistar uma fatia do mercado brasileiro de calculadoras eletrônicas, então dominado por equipamentos importados. Pouco mais de uma década depois, 60% das calculadoras eletrônicas de mesa comercializadas no Brasil eram da marca Dismac.

Em 1979, a Dismac tornou-se o maior exportador brasileiro de calculadoras eletrônicas e se preparava para novos empreendimentos, que culminaram, em 1981, com o D-8000, o primeiro microcomputador fabricado no Brasil de fácil acesso para usuários domésticos (até então, os micros eram de uso empresarial, de alto preço). Desenvolveu-se, a seguir, a linha de computadores. O Alfa 2000 e o Alfa 3000, computadores profissionais de 64 Kbytes de RAM. O Alfa 2064 era um sistema multiusuário que permitia a conexão de até oito terminais trabalhando em tempo real. A Dismac criou também uma série de pacotes aplicativos para a linha Alfa, possibilitando a utilização dos sistemas em qualquer escritório.

A Dismac também fabricou caixas registradoras eletrônicas (aptas a funcionar como terminais), vídeo games, joystick de precisão, máquina de escrever eletrônica. Em 1985, a Dismac respondia por quase 20% do mercado de computadores.

Criado em:Ago/2001
Atualizado: 13/01/2002
Voltar    Início