Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

IBM

No final do século XIX, nos Estados Unidos. o estatístico Herman Hollerith idealizou uma solução eficiente para o censo de 1890. Hollerith concebeu diversas máquinas elétricas para a soma e contagem de dados, oa quais eram representados sob a forma de perfurações adequadamente distribuídas em fita de papel. Com esse processo, os resultados do censo de 1890 ficou pronto em três anos, economizando vários anos de trabalho.

IBM Hollerith patenteou suas inovações logo depois de haver terminado o censo norte-americano e fundou em 1896 a precursora da IBM, a Tabulating Machine Company e introduziu inovações em sua descoberta. Assim, a fita de papel foi substituída por cartões, que viriam a ser o elemento básico das máquinas IBM de processamento de dados durante muitos anos. Já em 1911, duas outras companhias, a Internacional Time Recording Co., de registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co. de instrumentos de aferição de peso, uniram-se a ela, assim, a TMC passou a se chamar Computing Tabulating Recording Company, na qual, em 1914, ingressou Thomas J. Watson. Em fevereiro de 1924 a CTR mudou seu nome para Internacional Business Machines Corporation.

A IBM surgiu no Brasil em 1917, sob a denominação de Computing Tabulating Recording Company, através de um contrato de prestação de serviços com a então Diretoria de Estatística Comercial.

Em 1924 a empresa foi autorizada a operar no Brasil por decreto assinado pelo então presidente Arthur Bernardes. E, em 1931, a Companhia iniciava a montagem e depois a fabricação de relógios industriais, para três anos mais tarde introduzir a comercialização das então revolucionárias máquinas alfabéticas de processamento de dados. A partir de 1935, passaram a ser fabricados aqui os cartões para perfuração.

Em 1939 Thomas Watson veio especialmente ao Brasil para inaugurar a primeira fábrica da IBM fora dos Estados Unidos, localizada em Benfica/RJ. Esta fábrica foi de vital importância para o mercado brasileiro de processamento de dados, produzindo grande variedade de máquinas de registro unitário, as predecessoras dos computadores, e abrindo caminho para o ingresso de novas tecnologias. Essa evolução veio permitir que, em 1961, a Fábrica de Benfica iniciasse a montagem de computadores da linha 1401.

No início da dé de 60 a Companhia já estava registrada como IBM do Brasil - Indústria, Máquinas e Serviços Ltda. Em 1972, as atividades de fabricação foram largamente expandidas. Entrava em operação a Fábrica Sumaré, em São Paulo.

www.ibm.com/br/

Voltar    Início