Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

A Unitron Eletrônica foi fundada em 1982 por cinco sócios, Geraldo Antunes, Ricardo Diez, Roberto Petrone, Sérgio Sá Moreira de Oliveira e Vilmar Gaertner. Até o final de 1984, a empresa tinha colocado no mercado cerca de 6.500 microcomputadores, divididos entre os dois produtos básicos. o Unitron AP II e o Unitron T.I..

O AP II, lançado em 1982, na Feira de Informática, era um microcomputador pessoal compatível com o Apple II. Já o T.I. (teclado inteligente) foi apresentado ao público de 1984, durante o Micro Festival, em São Paulo. Era uma variação do micro original com caracteres da língua portuguesa e teclado programável.

Segundo a Unitron, as aplicações que mais atraiam o público em geral era na área de comunicação e acesso a informações. Por isso, instalou em seus equipamentos a interface serial RS-232C, que permitia conexão a outro micro ou às redes públicas de informação, como o Cirandão, Videotexto e Aruanda.

Seguindo a tendência do mercado, a Unitron estreou em 1985 sua linha de periféricos. O primeiro aparelho, uma unidade de discos flexíveis tipo slim, o Disk Drive UD 5, tinha metade da altura normal e constituía uma novidade no mercado nacional de drives, sendo a Unitron a primeira indústria nacional a fabricar um slim drive.

Voltar    Início