Museu da Computação e Informática - MCI

C A S S I O P É I A

Cartaz Cassiopeia Cassiopéia foi a primeira produção de um longa-metragem em todo o mundo de origem virtual, ou seja, 100% modelado, animado e com imagens geradas totalmente por computador, foi o primeiro trabalho puramente computacional, sem escaneamento exterior de imagens ou vetorização de modelos reais ou misturas com outras técnicas.

Este filme de 80 minutos inaugurou uma nova fase no cinema, pois foi o primeiro filme a estabelecer métodos, conceitos, sistemas, formas e linguagem dentro desta nova tecnologia, e despertou para o mundo a possibilidade de execução de um produto desta natureza. Isto torna o Brasil um país pioneiro do cinema virtual.

A produção de Cassiopéia foi dirigida pelo animador Clóvis Vieira e contou com uma equipe de 3 diretores de animação e 11 animadores, trabalhando em 17 microcomputadores 486 DX2-66, era tudo muito lento. O primeiro modelo de personagem foi feito em um 386 SX de 20Mhz. O software utilizado foi o Topas Animator produzido pela Crystal Graphics.

Cassiopeia A produção de Cassiopéia demorou quatro anos, começou em janeiro de 1992 com o modelamento dos ambientes e dos personagens, e com a criação da história e do roteiro. A partir de janeiro de 1993 foi iniciado o processo de animação. O trabalho de geração de imagens terminou em agosto de 1995. A trilha sonora foi completada em dezembro de 1995. A primeira cópia ficou pronta em janeiro de 1996. Cassiopéia custou apenas US$ 1,5 milhão.

Outro grande desafio da produção foi encaixar o filme na programação das redes de cinema no Brasil. O filme só foi exibido na época das olimpíadas de Los Angelas, quando a frequência de espectadores era menor.

Cassiopéia X Toy Story

Cassiopeia A polemica foi lançada quando a Disney ficou sabendo que Cassiopéia estava sendo produzido no Brasil (estava com 40 minutos prontos), investiram US$ 50 milhões para sair na frente. Lançaram uma forte campanha de marketing, dizendo que Toy Story (EUA, 1995) era o primeiro filme totalmente criado em computador. Isso não era verdade, a Disney usou modelos em argila para criação antes do computador, Cassiopéia não, houve um cuidado especial na produção, em não importar qualquer tipo de informação externa para dentro do computador, pois isto tiraria a primazia de ser o primeiro trabalho do mundo em longa-metragem totalmente produzido através de computador. Esta é a principal diferença entre os dois filmes, assim, Cassiopéia é considerado o primeiro do gênero no mundo inteiro, representa um marco na animação computadorizada e na cinematografia brasileira e mundial, visto que desenvolveu conceitos próprios neste tipo de produção. Cassiopéia é portanto, o PRIMEIRO LONGA-METRAGEM PURAMENTE VIRTUAL DO MUNDO.

Título: Cassiopéia
Diretor: Clóvis Vieira
Produtor: Nello D'Rossi
Produção: NDR Filmes

Criado em: 06/Jan/2002
Atualizado: 08/Nov/2002
Voltar    Início