Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

Apple IIc
Apple IIc Fabricante: Apple Computer, Inc.
País: Estados Unidos
Compatibilidade: Apple IIe
Linha: Apple II
Ano de lançamento: abril de 1984
Processador: 65C02
Clock: 1,4 MHz
Memória RAM: 128 Kbytes
Memória ROM: 16 Kbytes

Ao contrário dos modelos anteriores da família Apple, o Apple IIc (o "c" significa compacto) era uma máquina com arquitetura fechada, sem slots para o acoplamento de expansões e periféricos. Em vez disso, já era dotado internamente da maioria das interfaces e das conexões que antes necessitavam de placas especiais. O Apple IIc era um modelo portátil, pesava 3,4 Kg e já vinha com uma alça para transporte embutida, que se transformava em apoio para colocar a máquina em ângulo confotável para o usuário.

O microprocessador utilizado era o 65C02, de 8 bits e tecnologia MOS, o clock era de 1,4 MHz. O IIc tem saída para impressora serial, segunda unidade de disquete externa, modem, TV, vídeo composto e RGB, saída de nove pinos para joystick ou mouse. Internamente, do lado direito, o Apple IIc tem um drive de 5,25 polegadas com capacidade de 143 Kbytes. A memória RAM é de 128 Kbytes.

Perifericos Inteiramente compatível com os outros Apple II, o IIc podia usar a imensa quantidade de softwares desenvolvidos para essa linha. Foi desenvolvido para o IIc o Appleworks, um software que combinava processador de texto, banco de dados e planilha financeira. O sistema operacional utilizado era o DOS 3.3 ou o ProDOS. Tinha como linguagem de programação disponível o Pascal, Fortran, SuperPILOT, Logo Assembly 6502 e o Applesoft BASIC gravado na memória ROM.

O monitor no modo texto podia trabalhar com 24 linhas de 40 ou 80 colunas, no modo gráfico, tinha três níveis de resolução: baixa (40 x 40 pixels), alta (240 x 192) e super alta (560 x 192), com dezesseis cores. Podia usar também monitor de fósfoto verde.

Em setembro de 1988, encerrou-se a fabricação do Apple IIc e foi lançado o Apple IIc+, tinha 32 Kbytes de memória ROM, o clock era de 1 ou 4 MHz, um novo drive de disquete de 3,5 polegadas com 800 Kbytes, o transformados (120Vac para 15 Vdc) estava embutido no gabinete e era possível expandir a memória para 1 Mbyte. O Apple IIc+ foi o último da linha Apple II.


IMPRESSORA
ImageWriter II Na foto aparece a impressora matricial ImageWriter II. Esta impressora era ideal para impressão com o Macintosh e programas gráficos escritos para os computadores Apple II. Tinha três modos de impressão: draft (rascunho), 250 caracteres por segundo (cps); standard (padrão), 180 cps e qualidade carta (NLQ), 45 cps.

Através do uso de um programa que podia enviar comandos apropriados para a ImageWriter II, era possível imprimir em cores. Com a troca da fita preta por uma fita colorida, podia imprimir em seis cores mais o preto.

www.apple.com

Voltar    Início