Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

Macintosh Plus
Macintosh Plus Fabricante: Apple Computer, Inc.
País: Estados Unidos
Linha: Classic
Ano de lançamento: 1986
Processador: MC68000
Clock: 7,8336 MHz
Memória RAM: 1 Mbytes
Memória ROM: 128 Kbytes
Tela: 512 x 342 pixels

 

O Macintosh Plus tinha como evolução em relação as versões anteriores do Macintosh o drive de disquete com dupla face, 1 Mbyte de memória RAM, interface SCSI padrão de fábrica, teclado numérico reduzido incorporado ao teclado principal, rotinas do sistema operacional na ROM maiores e mais rápida. O Mac Plus, também conhecido como Mr. T, era muito mais rápido que o Mac 512K, principalmente por causa da maior quantidade de memória RAM. O Mac Plus podia expandir a memória RAM para 4 Mbytes, as versões anteriores do Macintosh tinham quantidade fixa de memória, não permitido expandir a memória. No Mac 512K os programas MacWrite (para textos) e o MacPaint (para desenho) vinha sem custo com o microcomputador, para o Mac Plus era vendido separadamente.

A maior parte do Mac Plus continuava tendo as mesmas características do Macintosh original (Mac 128K), o clock era de 7,8336 MHz, o microprocessador era o 68000 da Motorola, no mesmo gabinete tinha um drive de 3,5 polegadas e um monitor de 9 polegadas, monocromático. A Apple vendia kits em que era possível transformar um Mac 128K ou Mac 512K em um Macintosh Plus.

A memória ROM com 128 Kbytes continha versões otimizadas de rotinas usadas nas versões anteriores do Mac, além de novas rotinas. O sistema operacional permitia o Mac Plus dar boot a partir do disco rígido (HD 20), mais uma característica não executada pelas versões anteriores.

O Mac original tinha um drive de disquete fabricado pela Sony, que gravava 400 Kbytes em face simples. No Mac Plus o drive é de dupla face e pode ler e gravar 800 Kbytes de informação com taxa de transmissão entre o Mac e o disquete de 500.000 bits por segundo.

A primeira vista, o teclado do Mac Plus se parecia com o teclado do Mac original, entre as diferenças tinha um teclado numérico reduzido do lado direito, quatro teclas de direção no lado direito do teclado alfabético, existia também uma tecla "Option", a tecla "Enter" estava localizada no teclado numérico, e a tecla "Return" era maior que nas versões anteriores.

www.apple.com

Voltar    Início