Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

MC 4000
MC 4000 Exato Fabricante: CCE
País: Brasil
Linha: Apple
Compatibilidade: Apple II Plus
Ano de lançamento: 1982?
Processador: 6502, de 8 bits
Clock: 1 MHz
Memória RAM: 48 - 128 Kbytes
Memória ROM: 12 Kbytes
Modelos: Exato, Exato Pro

Por sua potência e flexibilidade, era um microcomputador destinado tanto a aplicações pessoais como profissionais, apresentando total compatibilidade, tanto em hardware quanto em software com o modelo Apple II Plus.

A versão mais recente desse equipamento era o Exato Pro, voltado principalmente para aplicações profissionais, com teclado inteligente e placa de vídeo no sistema PAL/M digital incluída na placa-mãe.

A unidade central de processamento e o teclado estão no mesmo gabinete. A CPU, as memórias RAM e ROM e os demais circuitos de controle são montados em sistema de placa única.

A unidade central baseia-se no microprocessador 6502 da MOS Technology, de 8 bits, com clock de 1 MHz. A RAM básica é de 48 Kbytes, expansível até 128 Kbytes mediante módulos. A ROM padrão; é de 12 Kbytes, 10 para o BASIC e 2 para o sistema monitor.

A placa-mãe tem oito soquetes internos (slots) para uso como ampliações ou como interfaces para periféricos. A unidade central tem saída para monitor de vídeo ou receptor de televisão doméstica, alto falante interno, com som programável, interface para gravador cassete e conector para entrada de joystick ou paddle.

MC 4000 Exato Pro O padrão de armazenamento externo é uma unidade de discos flexíveis de 5 1/4 polegadas, com uma capacidade de 143 Kbytes por disquete. O sistema suporta, porém, até 12 unidades de acionadores de disquetes. Os dados são gravados com formatação de 35 trilhas com 16 setores cada.

É possível a conexão com impressora mediante a instalação de um cartão padrão Centronics.

O Exato trabalha com o sistema operacional CCE-CDOS. Pode também trabalhar com os sistemas operacionais DOS 3.3 e SUPER-DOS. A versão Pro permite utilizar o sistema operacional Apple PRO-DOS. Com a placa CP/M CARD, que agrega um microprocessador Z80, pode trabalhar com o CP/M, passando a dispor de COBOL, Fortran, dBASE II e outras linguagens de programação. A liguagem padrão do equipamento é o BASIC.

Dada a compatibilidade com o Apple II Plus, o Exato pode utilizar a enorme biblioteca de programas aplicativos desenvolvidos para aquele modelo.


TECLADO
O teclado tipo máquina de escrever, tem um total de 64 teclas e bloco numérico reduzido. Na versão inteligente (Exato Pro), existem 16 teclas de funções programáveis pelo usuário, dispostas numa faixa acima do teclado normal. Esse teclado permite o uso de caracteres maiúsculos e minúsculos e todos os sinais característicos da língua portuguesa.


VÍDEO
A versão básica tem um monitor de vídeo monocromático de 12 polegadas, de fósforo verde. A seleção entre vídeo monocromático e em cores é feita mediante um dip switch. Os caracteres são apresentados mediante uma matriz de 5 por 7 pontos. A apresentação é de 24 linhas por 40 colunas, mas, instalando a placa VIDEO CARD 80, existe a opção de 24 linhas por 80 colunas.

A representação gráfica em baixa resolução é de 40 pontos na horizontal por 48 na vertical ou 40 pontos na vertical com reserva de quatro linhas de texto, podendo ser utilizadas 16 cores. A representação gráfica em alta resolução contém 280 pontos na horizontal por 192 na vertical ou 160 pontos na vertical mais quatro linhas de texto, podendo usar seis cores.

A saída de vídeo é compatível tanto com o sistema PAL/M como com o NTSC.

www.cce.com.br

Voltar    Início