Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

TK 82
TK 82 Fabricante: Microdigital Eletrônica Ltda
País: Brasil
Linha: Sinclair
Compatibilidade: ZX-80
Linguagem: BASIC
Ano de lançamento: 1981
Processador: Z 80A
Clock: 3,25 MHz
Memória RAM: 16 Kbytes
Tela modo texto: 22 linhas x 32 colunas
Tela modo gráfico: 44 linhas x 64 colunas
Modelos: TK 82, TK 82-C

Era um computador pessoal de pequeno porte, ideal para iniciantes e aficcionados que queriam aprender informática sem grandes investimentos. O microcomputador pesa apenas 340g. No seu interior, todos os circuitos eletrônicos estão compactados em 4 chips de circuitos integrados e são acionados pelo microcprocessados Z 80A.

Memória ROM de 8Kb, memória RAM de 2Kb, expansível para 16Kb ou 64 Kbytes através de cartuchos acoplados a parte porterior do micro, o teclado é tipo membrana. O BASIC do TK 82 era muito limitado, só trabalhava com inteiros. A "falha" foi corrigida com o TK 82-C (C de científico) com várias funções matemáticas disponíveis no BASIC.

Na parte posterior da caixa, o TK 82-C tem um soquete para a antena, uma parte da placa de circuito exposta, onde pode conectar cassete e CC para a alimentação. O TK 82-C não tem chave interruptora; para ligá-lo, deve simplesmente conectar no alimentador. A fonte de alimentação converte a linha de corrente alternada em uma forma usável pelo TK 82-C (10V DC).

Para ver os resultados do seu trabalho, bastava liga-lo em um aparelho de TV branco & preto ou a cores, embora a imagem produzida era somente em branco & preto. Bastava simplesmente conectar um cabo dos terminais da antena à tomada de vídeo do microcomputador. O TK 82-C operava em uma televisão VHF, canal 2. TK 82

Como memória auxiliar era usado um gravador cassete convencional conectado à unidade através de dois conectores laterais. Para impressão, o TK 82 aceitava uma impressora eletrossensível (TK Printer) capaz de imprimir 32 caracteres por linha.

O sistema operacional está contido na memória EPROM, junto com o interpretador BASIC ocupa 8Kb. Durante a digitação de um programa, se a linha tinha um erro de sintaxe, o BASIC ajudava mostrando o local do erro, a linha somente era aceita após a correção, o que era bom para o aprendizado da linguagem BASIC. O TK 82-C foi substituído pela Microdigital pelo TK 83 no final de 1982.


TECLADO
O teclado do TK 82-C é composto por 40 teclas, tipo membrana, sensível ao toque. Os caracteres englobam não só letras e números, como também palavras chaves, nomes de funções, etc. Para tornar isso possível, chegou-se a atribuir até 6 significados distintos a algumas teclas, diferenciando em parte pelo uso da tecla SHIFT e parte pela utilização da máquina em diferentes modalidades.

A modalidade é indicada pelo cursor, com uma letra em vídeo inverso. A modalidade [K] (para palavras chave) ocorre automaticamente quando a máquina aguarda um comando ou linha de programa. A modalidade [L] (para letras) ocorre normalmente a toda hora. Quando não está acompanhada pela tecla SHIFT, a tecla seguinte será interpretada como o símbolo principal contido na mesma. Nas modalidades [K] e [L], uma tecla combinada com SHIFT será interpretada como o caractere assinalado em vermelho, no canto superior direito da mesma.

A modalidade [F] (para funções) ocorre sempre após o acionamento da tecla FUNCTION (SHITF + NEWLINE) e tem duração de apenas um acionamento. Essa tecla será interpretada como nome de função, que aparece escrita abaixo de cada tecla.

A modalidade [G] (para gráficos) ocorre sempre após o acionamento da tecla GRAPHICS (SHIFT + teclas) e perdura até que seja pressionada novamente.


VÍDEO
Possui 24 linhas, cada uma com 32 caracteres, e é dividida em duas partes. A porção superior ocupa no máximo 22 linhas e exibe tanto as listagens quanto a saída dos programas; a porção inferior, que ocupa 2 linhas, é usada para intriduzir comandos, linhas de programa e dados, além de apresentar os indicadores. À medida que as linhas de programa são introduzidas, uma listagem vai sendo impressa na porção superior da tela.


PROPAGANDA
Propaganda do TK 82C
Revista
Popular Science
Fev/1983

Criado em: Jul/2001
Atualizado: 11/Mai/2004
Voltar    Início