Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

TK 90X
TK 90X Fabricante: Microdigital Eletrônica Ltda
País: Brasil
Linha: Sinclair
Compatibilidade: ZX-Spectrum
Linguagem: Assembly e BASIC (ROM)
Ano de lançamento: Jun/1985
Processador: Z80 A, de 8 bits
Clock: 3,58 MHz
Memória RAM: 16 ou 48 Kbytes
Memória ROM: 16 Kbytes
Tela modo texto: 24 linhas x 32 colunas
Tela modo alta resolução gráfica: 192 x 256 pixels

Usado na área educacional, técnica, lazer e pequenos negócios. O TK 90X é compatível em hardware e software com o ZX-Spectrum. O TK 90X era conhecido pelos fantásticos recursos para texto, cálculos, gráficos e som (gerados pela TV).

Com o lançamento do TK 90X, um micro apropriado para a implementação em escolas, a Microdigital evidenciava sua intenção de abranger também o público estudantil, pretendia apresentar os equipamentos ideais para quem se iniciava na informática e implantar esse recurso de aprendizagem nos estabelecimentos de ensino.

O TK 90X consumiu dois anos de trabalho para o seu desenvolvimento, esse equipamento era considerado um avanço da linha Sinclair, não apresentava nenhuma relação com os antecessores TK 83 e TK 85, competia diretamente com o CP 400 da Prológica e com o MC 1000 da CCE. O TK 90X substituiu o TK S800 ( compatível com a linha TRS Color), que não teve sua produção iniciada.

Todos os circuitos eletrônicos do TK 90X estão em uma só placa de circuito impresso alojada em uma caixa de plástico negro de 23,5cm X 14,3cm X 4cm, pesando apenas 500g.

Emprega um gravador cassete para armazenar informações externas à sua memória. A velocidade de transferência de dados alcança 1.500 bauds.

O interpretador BASIC e o pequeno sistema operacional estavam gravados na memória ROM de 16Kb. Além do Assembly e BASIC, o TK 90X roda também programas nas linguagens LOGO, PASCAL, FORTH e BASIC compilado. Os diversos tipos de programas eram fornecidos em fita cassete.

Na parte posterior da caixa estão dispostos os conectores externos. Além da ranhura que dá acesso ao barramento do sistema e que permite a expansão do microcomputador ao qual se pode ligar uma ampla gama de extensões e periféricos. Existem dois conectores tipo jaque (tomadas MIC e EAR, para microfone e fones de ouvido respectivamente) destinados à conexão de um gravador cassete, um conector tipo coaxial serve para ligar o micro a entrada da antena externa de uma TV convencional (preto e branco ou em cores), sistema PAL-M. Além desses conectores, existe uma tomada fêmea tipo DIN, para conexão a um joystick - tipo Atari/Onyx Jr - e mais um conector tipo jaque para conectar a fonte de alimentação. O TK 90X é alimentado por uma tensão de 9V, corrente contínua.

Substituído pelo TK 95, uma versão do TK 90X com novo gabinete, teclado semi profissional e maior memória RAM inicial (48Kb) além da pequena diferença de preço entre os dois modelos. A linha MSX também contribuiu para o seu desaparecimento.


TECLADO
O teclado tipo QWERTY é incorporado à própria caixa do sistema e é do tipo mecânico simplificado, ou seja, teclas móveis do borracha. Uma lâmina de borracha moldada, com saliências em forma de teclas, é montada sobre um conjunto de contatos, formando a rede do teclado ou a matriz. Essa engenharia do teclado possibilitou que o produto fosse fabricado a um custo mais baixo. Possui 40 teclas multifuncionais, isso é conseguido atribuindo-se várias funções a uma mesma tecla. O teclado possui 93 funções BASIC pré-programadas, 37 funções matemáticas lógicas e científicas, 36 caracteres alfanuméricos, 26 caracteres alfanuméricos minúsculos/maiúsculos, 8 caracteres gráficos, oito caracteres gráficos invertidos, 21 caracteres gráficos criados pelo usuário.


VÍDEO
O TK 90X utiliza como vídeo um aparelho de TV convencional. No modo texto emprega 24 linhas de 32 caracteres. Se utiliza TV em cores, pode-se trabalhar com até oito cores diferentes (preto, azul, vermelho, lilás, verde, ciano, amarelo e branco). No modo gráfico transforma o vídeo em 192 X 256 pixels.


PERIFÉRICOS
O TK 90X destacou-se pela quantidade de periféricos disponíveis; possui saídas para Wafadrive, microdrive, unidade de disco, caneta óptica, gravador de EPROM, expansão de memória de 32K, sintetizador de 10 oitavas, com 130 semitons, traçador digital e conversor analógico-digital.

Jogo quebra cabeça TK 90 - 295KB


PROPAGANDA
TK 90X
Revista
Micro Sistemas
Ago/1985

Criado em: Jul/2001
Atualizado: 30/Dez/2004
Voltar    Início