Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

Laser IIc
Laser IIc Fabricante: Milmar Ind. e Com. Ltda
País: Brasil
Compatibilidade: Apple II
Linha: Apple
Ano de lançamento: 1985
Processador: 6502
Clock: 1 MHz
Memória RAM: 64 Kbytes
Memória ROM: 12 Kbytes
Tela: 24 linhas x 40 colunas

O Laser IIc é um microcomputador totalmente compatível com o Apple II a nível de software. Externamente é muito parecido com o Apple IIc americano, possui inclusive uma alça para transporte embutida, que podia ser transformar em apoio para colocar a máquina em ângulo confortável para o usuário. Era um micro transportável, pesava apenas 1.850g e tinha 31 cm de comprimento, 29 cm de largura e 6,5 cm de altura.

O microprocessador utilizado é o 6502, de 8 bits, e o clock é de 1 MHz. Tinha 64 Kbytes de memória RAM, em seus 12 Kbytes de memória ROM estava a linguagem de programação Applesoft II BASIC ocupando 10 Kbytes, o programa monitor ocupava os 2 Kbytes restante. Com o uso de drives de disquete de 5,25 polegadas, podia usar o DOS 3.3, compatível com os outros sistemas operacionais como Pro-Dos e CP/M 2.2. Nesse caso podia ter a sua disposição Pascal, Logo, Fortran, etc.

O Laser IIc não tinha slot interno de expansão, era preciso instalar um módulo de expansão externo, a ligação era bem simples, usava um cabo plano (flat cable) para conectar o módulo ao conector de expansão na parte traseira do micro. O módulo tinha 6 slots, no qual podia ser ligado qualquer placa de interface da família Apple como impressora; expansão de memória; Videx (que transforma o monitor em 80 colunas); placa CP/M (que permitia o Laser IIc utilizar esse sistema operacional); saída serial RS-232 e outras interfaces disponíveis.

O Laser IIc tinha internamente interface para dois disk-drives (os conectores estão na lateral esquerda do micro) e interface de vídeo composto PAL/M. Na parte traseira, além do já citado módulo de expansão, tinha conector para joystick, gravador cassete, TV (colorido ou preto e branco) e monitor de vídeo composto.

A informação no vídeo era gerada em três modos: modo texto (24 linhas x 40 colunas); modo gráfico de baixa resolução (40 x 40 elementos de imagem com 16 cores, mais 4 linhas de texto); modo gráfico de alta resolução (192 x 280 elementos de imagem com oito cores).

Voltar    Início