Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

MiniSport
MiniSport Fabricante: Zenith Data Systems
País: Estados Unidos/Japão
Modelo: ZL-2
Linha: Laptop
Compatibilidade: IBM/XT
Ano de lançamento: 1989
Processador: 8088
Clock: 4,77 ou 8 MHz
Memória RAM: 2 Mbytes

Este laptop é um compatível IBM/XT, usa o microprocessador 80C88 com tecnologia CMOS, o clock é de 4,77 ou 8 MHz, selecionável por software. Na versão com 1 Mbytes de memória RAM, é usado 640 Kbytes para aplicações MS-DOS e 384 Kbytes para EMS ou RAM drive. Na versão com 2 Mbytes, o tamanho do EMS ou RAM drive é expandido para 1.392 Kbytes. O sistema operacional, na versão MS-DOS 3.3, está gravado em memória ROM, o qual aparece como drive C:, e não em disco rígido como a maioria dos microcomputadores da linha IBM/PC. A tela de cristal líquido (LCD) tem 25 linhas por 80 colunas no modo texto e 640x200 pixels no modo gráfico, é monocromática e tem um formato bastante retangular, medindo 21,3 cm de largura por 8 cm de altura.

O periférico mais estranho nesse laptop é sem dúvida o seu drive de disquete de apenas 2 polegadas com dupla face e dupla densidade, tinha capacidade de armazenar 720Kbytes. Os disquetes foram originalmente fabricados pela Fuji para camera de vídeo. Era possível conectar ao MiniSport uma segunda unidade de disquete externa através de um conector no painel traseiro, onde se encontra também, os conectores para monitor CGA externo, saída serial e paralela. No lateral esquerda do micro tem um conector RJ-11 para para acesso ao modem interno e o encaixe da bateria que é de 9V DC/2A.

Outra grande diferença encontrada neste micro era a escolha em como dar boot na máquina. Enquanto na maioria dos PC's o boot é através do disquete no drive A: ou disco rígido (C:), no MiniSport a escolha podia ser pela unidade de disquete de 2 polegadas; pelo disco C: contido na memória ROM; pela unidade externa de disquete ou pelo disco D: na memória RAM.

Embora a versão do sistema operacional na memória ROM seja o MS-DOS 3.3, alguns programas de uso exclusivo do MiniSport faziam parte deste sistema operacional, um dos mais úteis era o FWL.EXE (FastWire Link) que permitia a transferência de dados com outros microcomputadores.

O teclado é composto por 80 teclas, como na maioria dos laptop, a proximidade das teclas impedia uma rápida digitação, o micro não tinha saída para um teclado externo.

Voltar    Início