Museu da Computação e Informática - MCI
www.mci.org.br

MS 800
MS 800 Fabricante: Sisco - Sistemas e Computadores S.A.
País: Brasil
Linha: Profissional
Ano de lançamento: 1983
Processador: 8085
Clock: 5 MHz
Memória RAM: 2 bancos de 64 Kbytes
Tela: 24 linhas x 80 colunas

 

O micro MS 800 era um equipamento comparável a alguns microcomputadores comerciais disponíveis no mercado brasileiro no início dos anos 80.

O microprocessador utilizado no MS 800 é o 8085, com clock de 5 MHz. A memória RAM é dividida em dois bancos de 64 Kbytes. Em um banco são executadas as rotinas do sistema operacional e de seus utilitários, bem como o controle de spool de impressão. No outro banco são executados os programas aplicativos do usuário. A memória disponível para um programa ser executado é de 62 Kbytes, os 2 Kbytes restantes são utilizados pelo sistema operacional para gerenciamento dos bancos de memória e do mapeador de memória. A memória podia ser elevada a 256 Kbytes introduzindo outros dois bancos de 64 Kbytes.

A unidade central é montada separada do conjunto teclado/vídeo e contém, além das placas com os circuitos, as duas unidades de disco flexível de 5 1/4 polegadas.

Existem três interfaces seriais RS-232, uma para conexão do conjunto teclado/vídeo, outra para impressora serial e a terceira para comunicação com outros computadores (micros, mínis ou de grande porte) ou outros periféricos seriais. O MS 800 tem também duas interfaces paralelas tipo Centronics/Data Products, para impressoras.

O sistema operacional do MS 800 é o SMS (Sistema operacional Micro Sisco), totalmente compatível com o CP/M (versão 2.20), mas com alguns programas utilitários não disponível nos sistemas CP/M normais.

As linguagens suportadas pelo SMS eram as normalmente suportadas pelo CP/M: BASIC interpretado e compilado, Cobol, Fortran, Pascal, Assembler 8085, etc, e os aplicativos como: SuperCalc, WordStar e dBase II.


TECLADO
O projeto do teclado do MS 800 foi desenvolvido visando também à utilização como terminal de computadores maiores e, por esse motivo, apresenta alguns recursos adicionais para esse tipo de aplicação.

Composto por 70 teclas, gera letras maiúsculas e minúsculas. Tem 12 teclas programáveis (F1 até F12), dispostas na parte superior do teclado. Há também um teclado numérico reduzidom que usando a tecla SHIFT pode ser usado para movimentação do cursor.


VÍDEO
O monitor de vídeo do MS 800 é o terminal TV 3000, na configuração padrão era de fósforo verde, opcionalmente podia ser em preto e branco. A tela é de 12 polegadas, podendo-se gerar 24 linhas de 80 colunas, com caracteres de 7 X 9 pontos.

Alguns dos recursos de terminal TV 3000 podiam ser usados quando em operação com o MS 800. Como elemento de segurança do sistema, o monitor de vídeo tem seu interruptor de energia acoplado a uma fechadura, somente podendo ser ligado com a chave.


MEMÓRIA AUXILIAR
Na configuração padrão, já montadas na unidade central, o MS 800 tem duas unidades de disco flexível de 5 1/4 polegadas com face dupla e densidade dupla, armazenando 360 Kbytes por unidade. As unidades de disco flexível podiam ser de qualquer combinação de densidade e de faces de gravação. Numa unidade de face e densidade simples podia ser armazenados 90 Kbytes.

Opcionalmente, podia ser acoplada mais duas unidades externas de disco flexível, chegando-se a capacidade de 1,44 Mbytes somando as quatro unidades. Outra possibilidade era o us de até quatro unidades de disco flexível de 8 polegadas.

O MS 800 aceitava também até quatro discos rígidos tipo Winchester, com 5 ou 10 Mbytes cada unidade.

Voltar    Início