Mamãe Coruja Filhos x Redes Sociais

Mamãe Coruja Filhos x Redes Sociais

Essa semana, onde trabalho, tivemos uma apresentação sobre Redes Sociais e achei muito interessante comentar sobre isso aqui. Apesar de ter dois filhos pequenos, a mais velha já esta começando a engatinhar na Internet e nós, pais, temos que, além de  protegê-los, ensinar boas práticas para evitar possíveis problemas.

Mas, vocês sabem o que é uma Rede Social?

Segundo a Wikipédia:

“Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas (ou organizações, territórios, etc.) – designadas como nós – que estão conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, comerciais, sexuais, etc.), ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio”.

Mas, o que isso tem a ver com a Internet?

As Redes Sociais na Internet são os famosos sites que viraram febre, principalmente entre os adolescentes: Orkut, Facebook, Twitter, Blogs. Que permite que você encontre pessoas, converse, troque opiniões, idéias, publique vídeos, fotos e muitas outras coisas.

Até aí, tudo bem. Afinal, o que há de mau em conversar com os amigos?

Não quero comentar sobre o lado ruim, mas o perigo que pode estar rondando seus filhos se certas informações não forem omitidas e o acesso a tudo isso não seja monitorado.

Hoje, nossos filhos tem acesso à informação muito rapidamente. Não é necessário esperar sair no jornal, nem ver na televisão. Tudo é muito rápido e dinâmico e nós, papais e mamães antenados, não podemos ficar para trás ou achar que isso não é do nosso tempo, eu não sei mexer com isso ou isso é coisa de adolescente. Ao contrário! Tanto no ambiente corporativo quanto no ambiente caseiro, as redes sociais invadem e tomam conta de uma maneira espantosa, rápida e dinâmica.

Então, gostaria de dar algumas dicas para que nossos pimpolhinhos possam participar desse mundo com consciência e segurança:

  • Se você não sabe mexer na Internet, aprenda! Agora!  
  • Nunca dependa do seu filho para fazer qualquer trabalho para você. Você não precisa saber mais do que ele, mas deve, pelo menos saber do que vocês estão falando
  • Estabeleça limites para o acesso ao computador, mesmo que seja apenas jogos. Uma criança ou adolescente não deve ficar horas e horas no computador.
  • Se possível tenha um computador para acesso da família e o mantenha num local onde todos possam acessar e ver o que cada um esta fazendo.
  • Tenha a senha do seu filho, sim! Monitore a que redes ele faz parte, o que esta publicando, quem esta falando ou se relacionando com ele.
  • Cuidado com encontros marcados pela Internet. Você nunca sabe com quem esta lidando.
  • Tenha, no computador, meios de bloquear conteúdo impróprio. Hoje, existem diversos softwares que fazem isso e alguns são muito simples de manipular (dar dicas de software)
  • Ensine seu filho a não acreditar em tudo o que lê. Informações que não contém fonte de referência podem e devem ser questionadas.
  • Ensine seu filho a tirar o máximo de proveito da Internet para riqueza de conhecimento e não somente para diversão.

Essas dicas não são só minhas, algumas eu tirei da própria internet e de revistas.

Nosso dever, como pais, é proteger nossos pequenos e ensina-los a se proteger também. Afinal, criamos nossos filhos para o mundo!

beijos!

Leave a Reply